publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Os dez maiores botnets



Muitos ainda se pergunta o que é botnets, para entender o que é uma botnet e como ela funciona é necessário saber o que é um bot, termo de origem. Bot é um tipo de código malicioso que transforma o computador infectado em um ?zumbi?, ou seja, a serviço de seu controlador. Computadores ?zumbis? são máquinas que podem ser controladas à distância pelo invasor, independente das ações do usuário.




Os dez maiores botnets - Os spams mais frequentes na Internet

Os spams continuam crescendo em grande parte devido ao aumento de botnets mal-intencionados. Muitos são botnets de comando e controle de sistemas usados por criminosos e ainda são o principal meio de spam que é inserido em sua caixa de e-mail. M86 Segurança diz que o volume de spam em todo o mundo já subiu para 230 bilhões de mensagens por dia, acima de 200 mil milhões no início de 2010. 

M86 Security criou o "Top Ten Most Wanted" lista de botnets enviados  via spam, muitos deles acreditam-se que são controlados no Leste Europeu por parte de criminosos que manipulam os sistemas comprometidos, PCs,
principalmente, ao redor do mundo para gerar spam, de acordo com a M86.

 

1. Rustock (geração de 43% de todo o spam)

O atual rei do spam, o seu malware utiliza um rootkit em modo kernel, insere texto aleatório em spam e é capaz de criptografia TLS. Concentrados apenas em spam farmacêutico.

 

2. Mega-D (10,2%)

Um botnet de longa duração que teve seus altos e baixos, devido à atenção que ele recebe dos pesquisadores. Concentra-se sobretudo sobre spam farmacêutico.

 

3. Festi (8%)

Uma nova spambot que emprega um rootkit em modo kernel e é frequentemente instalado junto com Pushdo na mesma máquina.


4. Pushdo (6,3%)

Um botnet multi-facetado ou botnets, com muitos tipos diferentes de campanhas. Uma grande distribuidora de downloads com malware  que enviam e-mails de ameaças combinadas, mas também envia farmaceutico, réplica, diploma e outros tipos de spam.  

 

5. Grum (6,3%)

Também utiliza um rootkit em nível de kernel. Uma vasta gama de modelos de spamming muda frequentemente, servido por vários servidores web. Principalmente spam farmacêutico.

 

6. Lethic (4,5%)

Os atos de malware como um proxy de retransmissão de SMTP de um servidor remoto para o seu destino. Principalmente farmaceutico e réplica.

 

7. Bobax (4,3%)

Outra botnet de longa duração que emprega métodos sofisticados para localizar os seus servidores de comando. Principalmente spam farmacêutico.

 

8. Bagle (3,5%)

O nome deriva de um anterior worm em massa. Hoje em dia, as variantes Bagle agem como proxies para os dados, e especialmente spam.

 

9. Maazben (2,0%)

Por padrão, usa um motor de spam baseada em proxy. No entanto, também pode utilizar um motor de spam baseado em modelo, se o bot corre atrás de um roteador de rede. Enfoca spam do tipo Casino.

 

10. Donbot (1,3%)

Donbot é nomeado após a seqüência de "don" encontrado no corpo de malware. Principalmente spam farmacêutico.

 

 

"Outros" spambots representam 10,7% do total de spam. Segundo a empresa de segurança Sophos, os 12 maiores países que sofrem com spam são:

 

1. Estado Unidos (15,2%)


2. Índia (7,7%)


3. Brasil (5,5%)


4. Reino Unido (4,6%)


5. Coreia do Sul (4,2%)


6. França (4,1%)


7. Alemanha (4,0%)


8. Itália (3,5%)


9. Rússia (2,8%)


10. Vietnã (2,7%)


11. Polónia (2,5%)


12. Roménia (2,3%)

 

"Outro" é dito para explicar 40,9%. Sophos também observa que os spams estão se tornando cada vez mais mal-intencionados, e é cada vez mais frequente usado para roubar identidade e informações de conta bancária.

 

O mais importante visto acima é ter um controle efetivo referente aos spam. Tentar fechar de todas as maneiras a entrada desses botnets em nossa rede, e a MKNOD possui serviços específicos para filtrar os spams na sua rede e se tiver interesse como funciona, clique aqui para conhecer nossas ferramentas de anti-spam. 


Deixe seu Comentário:
Sem Comentários »

0 comentários:

Postar um comentário

▲ Subir